domingo, 26 de fevereiro de 2012

ALUNO DE ESCOLA PRISIONAL VENCE CONCURSO DE REDAÇÃO


O sistema educacional do Rio de Janeiro experienciou um fato que transpira esperança, confiança no ser humano e uma lição para os preconceitos sociais. O interno do Presídio Evaristo de Moraes, aluno da Escola Prisional Anacleto de Medeiros, Leandro Santos Pontes, venceu o Concurso de Redação Camélia da Liberdade, patrocinado pela Petrobras e organizado pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap).
O concurso contou com a participação de mais de 2 mil alunos das redes pública e privada e teve como tema “100 anos de Sola Trindade, o poeta do povo”, em homenagem a um artista do começo do século 20 ligado ao movimento negro. O objetivo, portanto, era fazer uma reflexão sobre as questões raciais na sociedade brasileira.
Leandro venceu alunos de instituições tradicionais como o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET) e o Pedro II. Para isso, ele conta que leu cerca de 1.600 livros, em quatro anos e nove meses, tempo que esteve preso até agora. Como conseguiu tantos livros diferentes? Ele enviava cartas às editoras pendindo doações.
O vencedor (em vários aspectos) pensa em, após cumprir a pena por assalto, fazer faculdade de Filosofia e continuar seus estudos.
Prêmios
Leandro ganhou um computador e uma impressora, que já estão com a família e a Escola Prisional Anacleto de Medeiros recebeu dez computadores sem internet, já que se trata de uma escola dentro da prisão. E mais, Jane Santos, professora de Leandro, ganhou uma filmadora. As premiações aconteceram no último dia 15, no pátio da escola prisional, no bairro de São Cristovão, no Rio de Janeiro. Infelizmente, nem todos os detentos são como Leandro, alguns por não pensarem em fazer diferente, outros porque não têm nem a chance de pensar.
Fonte: JB Online

2 comentários:

  1. Ótima iniciativa desse, importante demonstrar que não estamos sozinhos, me dá força esse blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo! Fico muito feliz. Você realmente não está sozinha.. Deus está contigo, e eu também, pode me procurar se achar necessário. Conte com minha oração.

      Excluir