segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Reportagem antiga sobre cinema na UPEM


OBSERVAÇÃO: mATÉRIA ANTIGA, MAS ACHEI MUITO INTERESSANTE. 

SEGUNDA-FEIRA, 31 DE AGOSTO DE 2009


FILMES DO CINESUL NO PRESÍDIO EVARISTO DE MORAES

Desde 2007 eu faço o Festival Cinesul com meu marido Leonardo e sempre sou eu que cadastro a montanha de filmes que se inscrevem no festival.
Bem, este ano entre janeiro e março eu recebi 3 filmes sobre o universo penitenciário e em meados de abril eu li uma matéria no GLOBO Zona Norte uma reportagem sobre o Cineclube Prisma, que fica na escola pública Anacleto de Medeiros dentro do Presídio Evaristo de Moraes, em São Cristóvão.

Juntando uma coisa com a outra, resolvi ousar: Por que não levar algumas mostras do Cinesul para serem exibidas lá?
Processos burocráticos aqui e acolá, consegui entrar no Evaristo de Moraes para uma reunião com os organizadores deste cineclube. Lá encontrei homens educados e muito comprometidos com este projeto. Um deles me falou a seguinte coisa:
"Conseguimos transformar uma cela num espaço cultural." E falava isso com um brilho nos olhos e com aquela sensação de missão cumprida.

Dia 25/08, às 10 da manhã, eu entrei nesta cela para apresentar o meu festival.
Em relação às celas que vemos no noticiário, esta era bem grande. Do lado esquerdo de quem entra, há uma pintura de Machado de Assis feita por um deles, que por sinal devora os livros do Machado!

Encontrei de 50 a 60 detentos, das mais diversas idades, que estudam desde o C.A ao 2º grau; que estão acostumados neste Cineclube a assistirem filmes de ação no mais puro estilo hollywoodiano e eu estava propondo a eles assistir a curtas-metragens brasileiros ! Naquela hora eu estava diante deles propondo que assistissem "Imagens do Jongo" do Guillermo Planel. Jongo? A Festa dos Pretos Velhos num lugar em que brota evangélicos em profusão ! Coragem ou loucura não sei ... diante deles estava muito serena e não sou de falra em público.

Para minha surpresa não houve vaias, comentários impertinentes, pelo contrário, após a exibição do filme, foi dado o microfone para que eles comentassem o que sentiram, e foi surpreendente a participação. Detalhe, não eram somente os da primeira fial que participavam.

Enquanto o debate acontecia, um dos detentos começou a conversar comigo elogiando a minha coragem em forma de poesia. Eu prestava atenção em suas palavras e tentava conter as lágrimas. Seu nome é Wilson. Um israelense de 54 anos condenado por formação de quadrilha, que "mora" há 27 anos no Evaristo de Moraes.

Foi uma experiência muito boa que carregarei pra sempre no meu coração.
O Presídio Evaristo de Moraes, em relação a muitos, é uma prisão de primeiro mundo! Dentro das deficiências de nosso sistema, é claro. E nisso os professores da escola Anacleto de Medeiros ajudam muito. Mesmo assim é um espaço cercado de dor, sofrimento, tristeza e revolta.
A lição que ficou foi a da resistência e da transformação. Neste cenário cinzento eles conseguiram enxergar uma "luzinha" transformando uma cela num lugar onde a arte e o pensar flui, pra mim isto foi simplesmente genial !

17 comentários:

  1. boa tarde gabriele!!!me chamo camila,e estou akie p diser q fiquei muito comovida com sua atitude pois a meses q tento falar com alguem q possa mi dar informaçoes sobre como posso fazer carteirinha e coisas desse tipo e ainda naum obtive resposta alguma!!!bom,GABRIELLE tem uma pessoa q amo muito q esta lá no galpao da quinta ele estava na agua santa eo tranferiram pra lá,so q desde entao naum tive mais noticias deli ligo p tds os numeros de tel possiveis q possam ser de lá e nada.entao gostaria muito se vc puder é claro d uma ajuda sua,pois quero ir lá visita-lo mais naum sei como.naum sou esposa dele mais o amo muito tivemos um envolvimento quando eli estva akie fora mais quando iamos casar descobri os erros deli e nus afastamos entao eli sumiu e nunk mais tive noticiaS deli so agora q por obra d DEUS encontrei a irma deli em uma viajem q fiz e ela mi falou d situaçao deli.entao comecei a procurar por eli e quando começamos a nus intender por carta novamente o tranferiram e agora naum tenho mais noticias.entao gostaria d saber como faço p saber em qual galeria eli c encontra e como faço p fazer a carteira sem ser mulher deli.peço encarecidamente q mi ajude pois estou aflita com td isso e preciso saber como esta a situaçao deli no momento.por favor c puder mi ajudar agradeço.muito obrigada e parabens pelo trabalho...camila

    ResponderExcluir
  2. Camila Silva: no Evaristo de Moraes, podem visitar o detento: familiares (pai, mãe, esposa, tios..) e uma pessoa amiga. Sendo assim, você poderá se cadastrar como uma pessoa amiga (isso claro, se nenhum amigo dele tiver cadastrado antes). Para o cadastro, você precisará ir na Rua Camerino, 41, o horário de atendimento é de 09:OO às 14:30(Fica próximo à Central do Brasil.)munida dos seguintes documentos: comprovante de residência (original e xerox, e tem de ser atualizado..no máximo de 90 dias atrás) identidade (original e xerox) certidão de nascimento (original e xerox) e uma foto colorida 3x4. Ahhhh, é necessário saber o nome dele completo. E mais um detalhe: Sua carteirinha ficará pronta no período de 20 à 30 dias, porém é necessário a autorização dele. Qualquer coisa, estou à disposição, conte comigo!

    ResponderExcluir
  3. AHHHH...muito obrigada GABRIELLE,ENTAO IREI LÁ PARA FAZER A CARTEIRINHA E VISITA-LO.POIS NAUM AGUENTO MAIS ESSA FALTA D NOTICIAS E ESSA FALTA D COMPAIXAO DAS PESSOAS Q TRATAM DESSES assuntos.VC naum sabe o quanto corri atraz dessas imformaçoes!!!muito obrigada por td...eo pode contar comigo para o q precisar ok?qualquer coisa msm. divulgar,protestar em fim td q vc precisar pois a muito tempo procurava algo assim e agora q consegui quero t ajudar a botar esse blog pra frente...OBRIGADA NOVAMENTE.DEUS T ABENÇOE!!!

    ResponderExcluir
  4. Vamos que vamos Camila Silva.. ajuda na divulgação e qualquer coisa estou a disposição.. pode me add no msn: gabizuda00@gmail.com.

    ResponderExcluir
  5. ola meu nome e Rany precizo de uma ajuda meu esposo esta preso em aguas santa só que para mim visitalo eu presizo de um documento autenticado como faço para fazer minha carterinha que dias que eu posso ir me ajude obrigado

    ResponderExcluir
  6. olá meu nome é Maria gorete, moro no Paraná, e tenho um primo que está preso no evaristo e gostaria muito de visitá lo pois nos comunicamos através de cartas como fazaer se não tenho carterinha

    ResponderExcluir
  7. um detento pode desativar a carteirinha de um visitante ?

    ResponderExcluir
  8. Ola.meu nome é Dyana,eu fiz a carteirinha de "pessoa amiga"ja faz um mês.gostaria d saber como faço p saber se ja esta pronta e se o detendo tem que autorizar ou nao precisa mais.

    ResponderExcluir
  9. Fiz carteinha pra ver meu marido como amiga por ser mais fácil mas tive um filho com ele depois q fiz.Tenho como trocar p companheira com a certidão de nascimento do nosso filho??

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de sabe e pq meu namorada ja teve carteirinha como amigo mais ele cancelo ela carteirinha faz 6 gostaria de saber se posso fazer como amiga pra ele

    ResponderExcluir
  11. A prima do meu namorado fez carteirinha como amiga no nome dele mais ele cancelo faz 6messes gostaria de saber se eu posso fazer como amiga no nome dele

    ResponderExcluir
  12. Vcs pode me dizer fiz a carteirinha e visitei o protocolo pra ver ser esta pronta ai disse que esta aguardando autorização do interno desde 10/01 isso q dizer q chegou no presidio que ele se encontra ainda vão da pra ele assinar

    ResponderExcluir
  13. Eu queria saber uma coisa eu tenho a carteirinha do meu ex marido isso tem uns 4 anos atrás sendo q ele hoje tem outra pessoa e foi preso novamente ela terá problemas pra fazer a carteirinha dela de esposa???

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber se feriado também fazem carteirinha na Polinter em Neves??

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho uma carterinja que foi feita quando meu marido foi preso no padricio ociole agora teve fer uns 6 meses agora ele ta preso no evaristo de morais queria saber se tenho que fazer outra carterinha ou e so renovar

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho uma carterinja que foi feita quando meu marido foi preso no padricio ociole agora teve fer uns 6 meses agora ele ta preso no evaristo de morais queria saber se tenho que fazer outra carterinha ou e so renovar

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho uma carterinja que foi feita quando meu marido foi preso no padricio ociole agora teve fer uns 6 meses agora ele ta preso no evaristo de morais queria saber se tenho que fazer outra carterinha ou e so renovar

    ResponderExcluir